Resenha #16 - Tudo Menos "Normal" - Nora Raleigh Baskin

Nome:  Tudo Menos “Normal”
Autora: Nora Raleigh Baskin
Páginas: 192
Editora: Novo Século Editora
Ano de lançamento: 2012
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse:  Jason Blake é um autista de doze anos vivendo em um mundo neurotípico, de “pessoas normais”. Para ele, quase sempre é apenas uma questão de tempo até que alguma coisa dê errado. Mas Jason acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird, uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Jason pode ser ele mesmo quando escreve, e imagina que Phoenixbird, cujo nome descobre ser Rebecca, pode se tornar sua primeira amiga de verdade. Mas tanto quanto ansioso por conhecê-la, Jason está apavorado com a possibilidade de que, quando isso acontecer, Rebecca não seja capaz de enxergá-lo como realmente é, indo além das aparências. 

Resenha:

Narrado em primeira pessoa a autora nos conta a história de Jason Blake um menino vive num mundo rodeado de pessoas normais (os neurotípicos) que não o entende.
Na escola apenas um garoto chamado Aaron que no jardim de infância foi seu amigo, mas há anos ele apenas é simpático com Jason, mas tirando isso, ele não tinha ninguém.
Então encontrou refugio em Storyboard um website onde publica historias. E nesse website ele acaba fazendo uma amizade com uma garota que se denomina Phoenixbird e que na realidade se chama Rebecca.

E todos os anos esse website faz uma convenção e como um presente, os pais de Jason o levam na convenção do site no Texas. Exatamente onde Rebecca mora. Apesar de temer um encontro ele fica aliviado quando seu pai diz que não poderá leva-lo, mas para sua surpresar sua mãe decidi que vai acompanha-lo. E então é ai que ele começa a se preocupar, por temer um encontro e ela não o aceitar como é. Só que não espero muito dessa parte, pois não há muito interação entre Jason e Rebecca e não tem muito sobre a conversão e apesar de entender que o foco era a estória dele, porem fiquei um pouco decepcionada porque deveria ter tido uma interação melhor e mais detalhes sobre a amizade deles o que aconteceu depois das poucas palavras que eles trocaram.

Tirando isso o livro nos mostras com riqueza de detalhes o universo interno do autista, como se sente, o motivo de agir de forma diferente dos neurotípicos, sua forma de ver o mundo e de encarar os fatores externos. E muitas vezes você se vê como o personagem já que todo o livro é na versão dele e você acaba vivenciando e percebe que às vezes não sabemos o que ele está fazendo para as pessoas o olharem estranho porque ele simplesmente não sabe o que está fazendo e não pode nos contar.
Num total de trinta e dois capítulos curtinhos tenho certeza que você ira se emocionar e se surpreender. Super recomendo para todos, embarcarem na vida de Jason.


É isso pessoal espero que gostem e não deixem de comentar 

3 comentários:

  1. No Mundo do Livros12 agosto, 2013

    Oi! Indiquei o seu blog para uma tag, lá no meu blog.

    http://babi-teixeira.blogspot.com.br/2013/08/selo-3-versatile-blogger-award-7-coisas.html

    ResponderExcluir
  2. Adriele Queiroz13 agosto, 2013

    Nossa que legal gostei muito da resenha vou ver se compro esse livro para ler, sempre gostei de me enterrar sobre o mundo dos autistas.

    Beijos parabéns pela resenha.
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Patty Santos14 agosto, 2013

    Não conhecia o livro, mas achei bem legal a sinopse, e pela sua resenha vale a pena ler!

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta

    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir