Resenha #15 - Extraordinário - R.J. Palacio

Nome: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2013
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Resenha:

“se vocês tiverem que escolher entre ter razão e serem gentis, escolham serem gentis.”

August ou Auggie como é apresentado ao leitor tem dez anos e uma misteriosa “síndrome” que o fez nascer deformado. Por anos ele entrou e saiu de cirurgias para que pudessem melhorar seu aspecto físico. 
Ao encara seu primeiro ano na escola, depois de estudar quase toda infância em casa com a mãe, ele ingressa no quinto ano e passa a conviver de frente com sua deformação. 
A princípio é um mundo completamente novo, onde todo o preconceito que ele já vivia parece aumentar, contudo, sendo a criança de natureza otimista e com uma personalidade marcante, Auggie descobre que ele possui um lugar só seu no mundo.

Mas nem tudo é ruim, Auggie consegue fazer amigos, como a jovem, simpática e linda Summer, que senta com ele todos os dias no almoço. Depois de tantos altos e baixos, e de grandes desentendimentos, Jack também se junta á eles formando um trio digamos mais ignorado da escola. Os antigos 'amigos' de Jack não falam mais com ele, devido sua amizade com Auggie, mas á cada página, aprendemos algo novo, algo diferente.
Uma das melhores partes do livro é ver como o relacionamento familiar é salientado pela autora como a grande base sólida de August. Seus pais e a irmã proporcionam um ambiente integrado, com muitas demonstrações de afeto e palavras de encorajamento. Mesmo com o momento que Via a irmã de Augguie começa a questionar sobre como seu irmão é, passando a ver como os outros o veem, mas depois ela cai em si.
O livro também nos ensinar a não julgar os outros, a dar mais valor a nossa vida, nas coisas mais insignificantes, a ser gratos por tudo que temos e que não nos importamos.

E notamos também que a autora teve a intenção de passar essa mensagem de que não devemos julgar as pessoas pela aparência e fez isso de uma forma muito bacana.
Extraordinário é um livro e tanto, com mensagens fantásticas em todas as páginas e escritas de uma forma fantástica. O livro veio pra comover e envolver o leitor, pelo menos comigo foi essa a sensação que tive principalmente ao terminar de ler.
E posso dizer que Extraordinário é simplesmente Extraordinário.

Referente a diagramação do livro impresso não posso falar muito porque eu li em e-book, mas espero conseguir ter o livro impresso em breve. Outra coisa infelizmente nada do que eu disse aqui conseguirá realmente traduzir 1/3 do que senti ao ler o livro, mas eu tentei da o melhor de mim.  ;)

Comentem e até a próxima

2 comentários:

  1. Oie ;)

    Nossa realmente extraordinário é um livro e tanto que passa uma bela lição de aprendizado para nós e nos ensina como viver melhor em sociedade, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Kamila Andrade20 julho, 2013

    Oi!

    Já faz um tempo que estou querendo ler esse livro, vejo tanta gente falando bem! E agora com sua resenha minha vontade só aumentou! Hahaha.

    Estou adorando seu blog, parabéns!

    Beijos!

    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir