Resenha #2 Travessuras da Menina Má

Título: Travessuras da Menina Má
Autor: Mario Vargas Llosa 
Páginas: 304

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: 
"Nos anos 50, no bairro aristocrático de Miraflores, em Lima, o jovem Ricardo Somocurcio se apaixona pela estonteante e misteriosa chilena Lily. 

Depois de descobrir que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la. Ricardo, um intérprete sem grandes ambições, e Lily, mulher fria e manipuladora que vive mudando de nome e de marido conforme as conveniências, se reencontram ao longo da vida, em diferentes momentos e em várias cidades do mundo. 
Travessuras da Menina Má conta esta história de encontros e desencontros através de quatro décadas. "

Resenha

Meu primeiro contato com Mario Vargas Llosa foi em 2008. Eu não sabia absolutamente nada sobre o autor e posso dizer que foi um ótimo começo. Li e reli o livro varias vezes ao longo desses anos e fiquei completamente apaixonada pelo romance de Ricardo e a Menina Má. 
A história inicia no Peru na década de 50, no bairro de Miraflores. Ricardo Somocurcio ainda adolescente conhece a chilenita Lily, também adolescente. E o fascínio que Lily exerce em Ricardo torna o verão do rapaz especial, e dura por toda uma vida. 

Alguns anos se passam e Ricardo realiza seu grande sonho de ir viver em Paris, e torna-se um tradutor com uma vida estável e pacata. Lily surge e desaparece do cotidiano de Ricardo varias vezes, e em cada aparição um novo nome, personalidade, história, destino, marido, ideias de vida que parece fazer dela um ser imaginário, como se fosse uma criação da mente de Ricardo. O romance acontece nas principais capitais do mundo, Paris, Londres, Tóquio, Madri, e cada capitulo possui descrições perfeitas, e uma riqueza de detalhadas sobre cada lugar, em cada ano, com os momentos históricos, a situação política, que cheguei a pensar que o personagem é ele (Llosa). Com o livro até aprendemos um pouco sobre a história e a política daquela época.

Sobre os Personagens você fica dividida entre achar Ricardo um fraco, um otário, um romântico .
Lily a menina má que é intensa, é imprevisível, temperamental, interesseira, infantil e indomável. 
Mas você acaba percebendo realmente que quem é fraco da trama! O livro faz com que o leitor mergulhar na relação entre o protagonista e a menina má e te prende até a última página no sofrimento do protagonista e nas mudanças que a América Latina e a Europa vivenciavam durante o transcorrer da história. Deixo um aviso ao leitor de que as "Travessuras da menina má" vai se repetir varias vezes, porém, junto com uma nova onda de amor vivida por Ricardo vem um novo mistério da menina má a ser desvendado.

Antes de encerrar essa resenha tenho que dizer duas coisa.
Primeira: O começo é pouco devagar, porém no desenrolar da história ele se sai muito bem e faz com que você tenha diversos sentimentos ao ler cada página.
Segunda: Poder ser que na primeira vez que ler o livro você odeie a Menina Má e senta pena de Ricardo. Mas vale muito a pena lê-lo pela segunda vez para ter uma nova percepção da história. 

Pois Mario Vargas Llosa é um excelente escritor.  


4 comentários:

  1. Adorei sua resenha, ela me deixou ainda mais curiosa para ler o livro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro do Mário vargas esta há um bom tempo na minha lista de espera das minhas leituras, acho que até o fim do ano o leio.
    Apesar de querer ler não sabia muito da história e curti demais a resenha, ^^

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, gostei muito. Muito boa sua resenha, parabéns!

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Não conhecia esse autor mas me pareceu um livro bem interessante principalment epor ele trazer informações sobre diversas culturas gosto muito de livro assim.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir