Resenha #32 - Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

Titulo: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Paginas: 184
Editora: Novo Conceito 
ISBN: 9788563219268
Classificação:  ★★★★★
Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”


Resenha:
Antes de tudo um aviso, para quem viu o filme e ainda vai ler o livro é: esqueça o que viu no filme, pois são muitas as diferenças entre um e outro. E isso pode dificultar um pouco a leitura, mas a ideia central do livro é a mesma do filme.
Então vamos à resenha, a história é contada pelo Landon Carter que está com 57 anos e recordar de sua vida quando tinha 17 anos.

Filho de um de político andava com alunos populares da escola, mas aos olhos dos outros pais seria descrito como má influência mesmo sendo bem conhecido, o rapaz era muito inseguro, não se achava bom em nada e se preocupava demais com que os outros podiam pensar ou falar dele.

Em contra partida temos Jamie Sullivan a filha do pastor viúvo, muito educada, gentil, doce, que estava sempre disposta a ajudar os necessitados, sendo um órfão ou animal ferido e que acreditava acima de tudo em sua fé. A garota era de um grande e puro coração, não ligava para vaidade e vivia com sua inseparável bíblia. Era julgada pelos demais na escola como uma garota estranha.

E em seu último ano de escola é pressionado a fazer algumas alterações em sua vida, e se candidatar a Presidente do Grêmio Estudantil para facilitar sua entrada na Universidade e com ajuda dos seus amigos ele ganha e por ser parte do Grêmio tem que comparecer ao baile de ex-alunos então Landon percebe que sua única opção é convidar Jamie, para não ir sozinho e claro que ela aceita afinal é Jamie Sullivan.

Mas não é só para o Grêmio que Landon entra, ele também resolver se inscreve nas aulas de teatro pensando assim que não teria que se esforçar muito, porém os alunos de teatro estão ensaiando para uma peça que é apresentada para toda cidade e escrita pelo pai de Jamie que terá o papel principal. E Jamie pede que ele interprete um homem que procura desesperadamente pelo melhor presente para oferecer à sua filha, e claro que muito a contragosto ele aceita.

É ao longo da leitura que notamos o crescimento do Landon. Ele começa a ver as coisas simples da vida com a ajuda da Jamie. E quando ela finalmente conta seu segredo, Landon começa entender bem mais ela.
A lista que tem no filme de coisas que a Jamie que fazer não existe no livro e confesso que senti falta disso.

A leitura é rápido já que o livro é curtinho, não chorei, mas fiquei emocionada e como disse no resumo final da maratona literária, o livro é fofo, clichê e triste, mas não é todo de uma tristeza acredito que o filme foi bem mais triste em um determinado momento do que o livro, sem contar todas as mudanças que fizeram para o filme. E as musicas se encontram no post também. 
É isso pessoal, até a próxima resenha!!

Um comentário:

  1. Olá :)
    Ótima resenha! Eu já fiz a leitura desse livro e gostei muito, pois é uma história linda e emocionante. :3 Eu achei bem melhor que o filme. :D
    bjus..

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir